PISOS ESPORTIVOS

Além da estética, escolher o piso esportivo correto traz segurança e melhor desempenho aos atletas.

TIPOS DE PROJETOS

PISOS ESPORTIVOS

campo DE FUTEBOL

Revestimos a sua quadra ou seu campo de futebol society, em qualquer parte do país. Temos a logística e o know how necessários para oferecer prazo e orçamentos inteligentes. Oferecemos produtos de altíssima qualidade e um corpo técnico com experiência, para atendê-lo com rapidez, qualidade e preço justo.

Assessoria completa para transformar seu investimento em patrimônio esportivo!

Melhores opções no fornecimento de grama artificial, esclarecemos todas as características técnicas importantes para a instalação.

Orientamos o investidor nos âmbitos operacional e administrativo para garantir a melhor performance dentro e fora dos campos. 

Instalação de grama artificial, iluminação das quadras, solução para alambrado, preparação dos pisos e manutenção das redes.

QUADRA DE TÊNIS

A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA realiza seus projetos para quadra de tênis em uma superfície plana retangular, geralmente da grama, saibro, ou em piso duro. A quadra tem 23,77m de comprimento, e 8,23m de largura para partidas de simples, e 10,97m para partidas de duplas. O espaço adicional em torno da quadra é necessário para que jogadores possam alcançar a bola quando esta passa dos limites da quadra. A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA  oferece, também, na execução do projeto, a rede no centro que é esticada dividindo a quadra em toda a sua largura, paralela com as linhas de base, dividindo-a em duas partes iguais. A rede tem 1,07m de altura  e 914mm de altura no centro.

A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA propõe três tipos principais de quadras, dependendo dos materiais que nosso cliente pretenderá usar em seu projeto. Também é importante saber que cada superfície fornece uma diferença na velocidade e no salto da bola de tênis.

TIPOS DE PISOS QUE A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA OFERECE:

Saibro / Clay / Terra batida

A quadra de saibro realizada pela INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA  é composta por terra e argila, coberta com pó de tijolo, um piso que torna o jogo um pouco mais lento. As bolas saltam relativamente altas e mais lentamente, fazendo com que seja mais difícil que um jogador bata um tiro indefensável. Em quadras de argila, as linhas são facilmente visíveis porque a bola deixa uma marca no solo. O Torneio de Roland Garros disputa-se em quadras deste tipo. Vários tenistas fizeram história nesse piso como Rafael Nadal , Gustavo Kuerten e vários tenistas famosos.

TENIS DE PRAIA (BEACH TENNIS)

O tenis de praia, também conhecido como seu nome em inglês beach tennis, é um esporte que foi criado a partir do frescobol e que foi incrementado na Itália, mais precisamente na província de Ravena, na década de 1980. Hoje já existem mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo. Sendo uma Modalidade que combina com o verão, o Beach Tennis mistura regras do tênis de quadra e do vôlei de praia. 

O orgão internacional que é responsável pela modalidade é a ITF -International Tennis Federation (a mesma que é responsável pelo Tênis convencional) que realiza diversos campeonatos pelo mundo todo e divulga periodicamente o ranking dos atletas.

O órgão determina que a quadra de Beach Tennis deve ter um retângulo de 16 metros de comprimento e 8 metros de largura, para jogos de dupla. Já para os jogos simples (com um só jogador), a quadra deve ter 4,5 m de largura.

Além disso, a quadra será dividida no meio por uma rede suspensa por um cordão ou cabo de metal, com diâmetro máximo de 0,8 cm. O cordão ou cabo de metal deverá passar por cima ou ser preso a dois postes de rede, cada um a uma altura mínima de 1,70 m, para mulheres e homens.

Já as linhas da quadra devem ter entre 2,5 cm e 5,0 cm de largura. Exceto as linhas de base, que podem ser de até 10,0 cm de largura. O recuo deve ser de 1,5 m nas linhas do fundo e nas laterais.

PISO PARA ACADEMIAS

A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA oferece as melhores e mais indicadas soluções para academias de ginástica.

Cada vez mais únicas em suas propostas e múltiplas pela diversidade de modalidades esportivas que abrigam, as academias de ginástica demandam soluções que atendam a requisitos de desempenho e garantam o conforto e a segurança dos atletas sejam eles amadores ou profissionais.

REVESTIMENTOS INDICADOS

Pisos e demais revestimentos devem ser compatíveis com as modalidades que serão praticadas na academia de ginástica. Devem, ainda, ter fácil manutenção – já que o estabelecimento demanda limpeza constante –, além de simples reposição. Uma das tendências atuais é o funcionamento em vários turnos e nos sete dias da semana. Há até academias de ginástica que ficam abertas 24 horas.

Em áreas de musculação, pisos de alta resiliência, como os de PVC e emborrachados, são os mais apropriados, a INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA é especialista em projetos para o mercado esportivo. Por isso indica a esses locais pisos específicos, pois é recorrente a queda de pesos e anilhas. Outra situação comum é a mudança de layout dos equipamentos.

O PVC é opção também para salas de ginástica, bem como a madeira. A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA indica esses dois tipos de pisos porque eles permitem que os tênis deslizem. Ambientes dedicados à prática de lutas marciais pedem tatames sintéticos. Já a madeira flutuante é indicada para áreas de dança.

PISTA DE ATLETISMO

A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA durante anos, vem aperfeiçoando suas técnicas de construção. A pista de Atletismo, uma das mais importantes do esporte mundial não fica fora de seu portfólio de opções. Como já sabemos o atletismo surgiu nos jogos antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.

O atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética. O Atletismo testa todas as características básicas do homem, e não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Por esse motivo a qualidade na construção desse complexo esportivo precisa ter muitos critérios. Também contando com espaços para todas as provas para cada esporte, entre elas três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.

As corridas rasas de velocidade e revezamento são antigas. As corridas com obstáculos, que podem ser naturais ou artificiais, juntamente com as corridas de “sabe”, que os ingleses chamam de “steeple chass”, foram idealizadas tendo como modelo as corridas de cavalos.

A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA está pronta para atender todas a suas exigências e para auxiliar na construção de sua pista de atletismo.

QUADRA DE SQUASH

Você já ouviu falar em Squash?Squash é o nome dado a um esporte baseado nos princípios do tênis: trata-se de rebatidas de bola com o uso de uma raquete. Essa denominação refere-se ao som emitido quando a bola do jogo é esmagada – squash, em inglês – pela raquete contra a parede. Seguindo estes critérios, a INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA construirá sua quadra de Squash com os mais rigorosos critérios de qualidade e especificações.
 
É interessante compreender um pouquinho do surgimento do Squash. Atribui-se a origem do squash à Inglaterra do século XIX, quando presos adaptaram o tênis às condições de ambiente ali existentes. Outra versão diz que o squash surgiu na Harrow School em 1830. O certo é que, nessa mesma escola, foram construídas as primeiras quatro quadras de squash já em 1864.
 
O squash desembarcou no Brasil em 1920, trazido por ingleses que vieram procurar ouro em Nova Lima, em Minas Gerais. A primeira quadra de squash no Brasil foi construída onde é hoje o Clube das Quintas, nessa mesma cidade.
 
A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA está pronta para transformar seu sonho de uma quadra de squash em realidade.

PISTA DE SKATE

A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA é especializada na concepção e construção de pistas de skate públicas ou privadas que podem ser realizadas em concreto ou em madeira. Buscando sempre apresentar soluções inovadoras e atuais para que sua pista seja adequada e supra a suas expectativas, além de sempre trabalhar em conjunto com os próprios atletas e praticantes do esporte.

Projetar e construir é uma arte que evolui gradativamente, o desenvolvimento de centenas de projetos, proporciona muita experiência e minimiza os erros, todo projeto é um desafio, construir é um desafio, nossa gratificação está em usufruir das pistas que projetamos e construímos.

Contamos com um grupo de profissionais com vasta experiência, que é formado por praticantes do esporte e especialistas em engenharia e arquitetura. Assim, os fatores criatividade e atualidade estão presentes em todos os projetos buscando sempre inovar, combinar e satisfazer os clientes.

Entre em contato agora, não importando em que fase se encontra seu projeto, se você tem uma ideia a INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA tem a solução, se você tem um problema em alguma fase do projeto, nós podemos resolver.

QUADRA POLIESPORTIVA

Quadra poliesportiva ou campo desportivo realizado pela INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA é uma área de terreno demarcada e preparada para a realização de determinadas práticas esportivas, como por exemplo, jogos de basquete, tênis, vôlei, futsal entre outros.

A quadra esportiva realizada pela INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA consiste basicamente de uma superfície plana muito bem preparada e resistente, geralmente retangular respeitando a área determinada pelo nosso cliente. A estrutura será entregue nos seguintes parâmetros: incluem linhas demarcatórias, tabelas, traves, postes, redes, além de sistemas de iluminação, caso a quadra seja instalada em um ambiente fechado ou tenha uso noturno.

Nosso projeto da INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA poderá ser recoberto por uma enorme variedade de materiais, sendo os mais frequentes o cimento, madeira, grama, saibro, areia e ainda uma gama crescente de opções em materiais sintéticos. A escolha do material depende do orçamento ou especificações desejadas.  Também se levará em conta o esporte a que se destina a quadra, e também dos recursos disponíveis para a construção.

Quando uma quadra é construída para a prática de mais de um esporte, ela recebe o nome de poliesportiva. Quadras poliesportivas têm sido um importante equipamento arquitetônico em instalações educacionais ou residenciais, cuja relevância na área social, de saúde e cidadania tem sido cada vez mais reconhecida.

GINÁSIO POLIESPORTIVO

A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA segue rígidas especificações assim como dimensionamentos corretos de cada subsistema que possibilitam o revestimento de pisos adequados para múltiplas modalidades esportivas. Entregamos o que há de melhor em pisos para ginásios poliesportivos atendendo todas as necessidades de nossos clientes: prefeituras, empresas, bem como para privados.

Podem existir muitos os erros cometidos quando se desenvolve um piso de ginásio poliesportivo com empresas não especializadas, e isso pode ser constatado quando se analisa a eficiência de uso desses pisos nas pequenas e até grandes cidades em todo território nacional. Um projeto deficiente pode ser plenamente aceito por prefeituras que não contam com um corpo técnico especialista no assunto, e parte-se para a aplicação de um piso caro que irá gerar inconveniências e até impossibilidade de uso por toda a gestão.

A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA não comete essas falhas, que vão desde a correta dimensão da quadra (especificação facilmente encontrada em sites oficiais de cada modalidade) até casos mais inverossímeis, como a falta de acesso entre o piso da quadra e a arquibancada. Essas e outras deficiências podem ser evitadas por isso a INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA trata com importância cada detalhe no projeto global do piso para o ginásio, mesmo que aparentemente o detalhe não esteja diretamente ligado com a prática esportiva.

Os arquitetos concordam sobre a importância de se fazer a especificação do espaço esportivo com um especialista, que pode ou não contar com assessoria de um profissional de educação física. Antes da especificação, os pontos principais a serem analisados são a quantidade de horas e dias que o espaço esportivo será utilizado, o número máximo de usuários que vai receber e qual tipo principal de uso.

Para tentar minimizar eventuais problemas entre em contato com a INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA e para obter informações relevantes, e lhe daremos um roteiro com especificações básicas sobre cada subsistema, de maneira a auxiliar na análise ou desenvolvimento de um projeto de ginásio.

ILUMINAÇÃO LED PARA CAMPO

Projeto para uso externo e utilização em quadras esportivas, o sistema de iluminação com lâmpadas LED, conta com refletores em alumínio de alto rendimento e vidro frontal fechado que não permite a entrada de água e reatores de alto rendimento.

ALAMBRADOS E ACESSÓRIOS ESPORTIVOS

A INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA efetua procedimentos e cuidados para instalar corretamente as telas de fechamento de quadras esportivas.

Com características e valores acessíveis, resistentes e eficientes, os alambrados são a solução mais empregada no fechamento de quadras esportivas. Cumprem assim, a função de não permitir que a bola escape do local de atividades, evitando aborrecimentos durante as atividades de lazer em chácaras, condomínios e campos de futebol society.

Para a instalação adequada dos alambrados em quadras esportivas, é preciso que as estruturas tubulares tenham sido corretamente executadas. Os tubos devem ser chumbados nos blocos de concreto com, pelo menos, 40 cm de profundidade, reforçados com escoramentos tipo “mão-francesa” nos cantos e nas laterais da quadra. Estas escoras são indicadas quando o espaçamento entre os tubos é de até 3 m – se a distância entre eles for maior, recomenda-se soldar três barras horizontais (inferior, médio e superior) de contraventamento da estrutura.

Mesmo assim, a INTERQUADRA ENGENHARIA ESPORTIVA se preocupa com procedimentos que garantem a qualidade das telas. Para saber mais ou precisa já de um orçamento entre contato:

ORÇAMENTO

Solicite um orçamento abaixo e retornaremos o mais rápido possível, ou se preferir nos ligue.